WHATSAPP (11) 97641-1089 FIXO (11) 4456-9969 WHATSAPP (11) 94892-4575

Conteúdos Inconscientes

Freud propôs várias formas pelas quais os conteúdos inconscientes podem se manifestar de maneira visível na vida cotidiana das pessoas. Essas formas de expressão são conhecidas como atos falhos, chistes, sonhos e sintomas. Aqui está uma breve explicação de cada um: Atos falhos : São lapsos ou erros que ocorrem na fala, na escrita ou em ações cotidianas. Por exemplo, esquecer o nome de alguém, cometer um erro de digitação significativo ou até mesmo realizar uma ação que não era a intenção original. Freud acreditava que esses "deslizes" eram manifestações do inconsciente, revelando pensamentos ou desejos reprimidos que não estão acessíveis à consciência. Chistes (ou piadas) : dizer em tom de brincadeira aquilo que desejamos relatar. Sonhos: uma realização disfarçada de um desejo reprimido. Sintomas : definido como a realização de uma fantasia de conteúdo sexual, ou seja, representa, na totalidade ou em parte, a atividade sexual do sujeito provinda das fontes das pulsões parciais, normais ou perversas. Elementos recalcados que o psiquismo utiliza mecanismos de defesa para o sintoma possa se manifestar de modo socialmente aceito. O sintoma aparece quando a pessoa não dá conta de se expressar ,há a somatização.

6/12/20241 min ler

DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS.

As doenças psicossomáticas são problemas físicos causados ​​por sofrimento emocional. Elas representam a ligação direta entre a saúde emocional e a física. Quando há um sofrimento psicológico, ele pode, de alguma forma, acabar causando ou agravando uma doença física.

A ansiedade e a depressão são os dois transtornos que causam doenças no organismo da pessoa se não tratadas.

Esse processo não é consciente e a confirmação do diagnóstico não costuma ser simples, principalmente por se tratar de um diagnóstico de exclusão. Todas as outras possíveis causas devem ser investigadas e excluídas antes.

Também chamado de transtorno de somatização, nesse processo a pessoa costuma apresentar múltiplas queixas físicas, em diferentes locais do corpo e que não são explicadas por nenhuma doença ou alteração orgânica.

Geralmente os sintomas intensificam quando a pessoa se encontra em situações de estresse ou pressão emocional. Não existe uma causa única para o desenvolvimento de uma doença psicossomática. Seu desenvolvimento depende de uma predisposição pessoal e orgânica, em como o corpo e o psicológico interagem e reagem frente a certas condições ou situações de vida.

Algumas outras doenças psiquiátricas facilitam o desenvolvimento da somatização, como depressão, ansiedade e estresse e as situações que geralmente estão associadas ao seu desenvolvimento incluem:

Sobrecarga profissional; Eventos traumáticos prévios (seja na infância ou na vida adulta); Vítimas de violência psicológica, física ou sexual; Sofrimento psicológico de qualquer tipo associado à dificuldade de falar sobre o assunto ou à tendência de se isolar socialmente.

O paciente tem que procurar ajuda com terapias e ,caso necessário, buscar um psiquiatra ; pois determinados casos terá que ser administrado medicamentos. Mas a avaliação será apenas com profissionais da área da saúde , capacitado para tal.